domingo, 22 de novembro de 2009

ESTUDO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA NO SERVIÇO PÚBLICO





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Loterias
RESUMO: O instrumento de coleta utilizado na pesquisa foi a entrevista aberta, cujo objetivo era descobrir na organização os tipos de gestores presentes e a maneira como lidam e são vistos pela sua equipe, ou seja, saber se este gestor é visto como um líder, motiva sua equipe, é respeitado, ou não. Foram entrevistados seis servidores públicos, os mesmos de setores diversos, com isso pode-se observar o perfil dos gestores, suas formas de liderar e motivar sua equipe. Palavras Chave: Gestores, liderar, motivar, servidor público.
GESTÃO DE PESSOAS: Gerir pessoas tem sido atualmente um grande desafio para as organizações que desejam identificar pontos críticos no recurso humano, e o uso de métodos de estimulo profissional e motivacional, tem sido um dos recursos utilizados para que as mudanças nas pessoas não influenciem no desenvolvimento e crescimento da organização. Como o intuito de alcançar um desempenho que combine as necessidades do individuo com as da organização, a Gestão de Pessoas exige que aja investimento e planejamento, afim de que os colaboradores sejam fornecedores de conhecimento, habilidade, inteligência e talento.
MOTIVAÇÃO: A psicologia organizacional foi influenciada por três grandes teorias da necessidade, propostas por psicólogos norte-americanos: a hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow (1908-1970), a teoria ERG, de Clayton Alderfer (1940-), e a teoria da necessidade de realização, de David C. McClelland (1917-1998). Motivação não é somente um estímulo técnico, ela pode ir de um gesto de ameaça a um estímulo amigável que leve tanto o motivador quanto o motivado a sentirse bem e produzir melhor. "Assim a motivação pode facilmente ser definida, mas não tão facilmente englobada [...] Abrange uma série de fatores que podem ser abstratos ou concretos" (JUCIUS; SCHLENDER, 1978, p. 367). Toda necessidade não satisfeita é motivadora de comportamento, porém, quando uma necessidade não é satisfeita dentro de algum tempo razoável, ela passa a ser motivo de frustração, levando a reações generalizadas tais como: desorganização do comportamento, agressividade, reações emocionais, alienação e apatia (CHIAVENATO, 2000).
LIDERANÇA: Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização, um líder deve ser um homem de caráter ímpar, um líder é um modelo a ser seguido, um líder é guia em um sistema, é o norte em um caminho. A habilidade de influenciar subordinados e colegas por meio de controle dos recursos organizacionais é o que distingue a posição de liderança. Um líder bemsucedido usa o poder de influenciar os outros eficazmente. No entanto, com o poder vem a obrigação de usá-lo de maneira ética para a realização dos objetivos organizacionais. Os gerentes aceitam responsabilidades e poder necessários para realizar atividades, e terão a responsabilidade final pela maneira como o poder é usado.
MÉTODO: Após a definição dos temas trabalhados foram desenvolvidos textos individuais sobre os respectivos temas que foram divididos entre o grupo. Após o término desta etapa foi construído um instrumento de coleta, através de um questionário aberto, do qual seis funcionários públicos de diferentes áreas foram submetidos.
RESULTADOS: A partir dos dados coletados, pode-se observar que nem todos os gestores de suas organizações eram motivadores ou líderes, e a minoria deles tinha as duas qualificações em sua gestão.
DISCUSSÃO: O administrador público moderno deve possuir atribuições que o capacitem gerir, liderar e motivar a sua equipe para obter resultados positivos e de forma ética. Os dados coletados mostram que aplicabilidade das teorias de gestão de pessoas, liderança e motivação são realmente necessárias no setor público, tendo o recurso humano como foco principal para o desenvolvimento nas organizações.
BIBLIOGRAFIA:
ARAÚJO, Luis César G. de. Teoria geral da administração: aplicação e resultados
nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. edição
compacta. 2. ed. revista e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
MINICUCCI, Agostinho. Psicologia aplicada à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas,
1995.
KRUMM, Diane J. Psicologia do trabalho: uma introdução à psicologia
industrial/organizacional. Tradução Dalton Conde de Alencar; revisão técnica Marcos
Aguiar de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

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