quarta-feira, 11 de novembro de 2009

OS ASPONES





Contador Grátis


Os Aspones foi uma série de humor brasileira, exibida pela Rede Globo de 5 de Novembro de 2004 a 17 de Dezembro de 2004, nas noites de sexta-feira. A série teve uma média de audiência de 20 pontos e 40% de participação.
Ela apresentava um grupo de funcionários públicos, mais conhecidos como aspones (Assessores de Porcaria Nenhuma), que trabalham no FMDO (Fichário Ministerial de Documentos Obrigatórios), uma repartição pública onde não se tem o que fazer. Assim, criam o FMDO (Falar Mal Dos Outros), o que faz com que eles se ridicularizem entre si e aos que ali se dirigem.
Os episódios são bem irreverentes e alegres, satirizando os órgãos públicos e seus meios de trabalhos burocráticos, claro que com exageros que os fazem bem engraçados. Todo cidadão brasileiro que já precisou de algum serviço público sabe quão difícil é para resolver suas necessidades perante tanta burocracia. No entanto essa burocracia é efeito de várias manobras criadas pelo governo para evitar as desonestidades, corrupções e o famoso “jeitinho brasileiro” para se conseguir benefícios sem realmente precisar.
No episódio 5: “Mau dia no escritório” –Parte 2 - os funcionários públicos são estáveis e não tem uma fiscalização rígida, e mesmo os contratados, pois a maioria apadrinhados, não desempenham o trabalho com rigor, seriedade e dinamismo. Portanto a estabilidade seria uma das causas da baixa motivação dos profissionais no desempenho de suas atividades, por não serem intimidados com a perda de seus cargos.
COSTITUIÇÃO FEDERAL
ART.37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário