domingo, 2 de janeiro de 2011

Crescimento com equilíbrio, evolução da renda e queda do desemprego representam desafio à nova gestão do País.

A presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, encontra um cenário positivo da economia nacional. Crescimento com equilíbrio, evolução da renda entre os mais pobres e diminuição do desemprego são índices favoráveis que representam desafio à nova gestão do País. A política econômica do governo Lula terá continuidade na gestão Dilma.

Provavelmente Dilma seguirá a mesma orientação do governo Lula, no entanto, atenta para a questão da diminuição dos gastos públicos como um dos principais desafios. O que seria razoável para uma continuidade no crescimento do país é que a meta para 2014 esteja com a dívida publica em 30% do PIB.

O momento atual da economia possibilita a baixa de juros, que, para isso, tem que contar com o enxugamento dos gastos governamentais. Observando também o crescimento na produção das empresas para que a falta de mercadorias não seja um dos fatores causadores da inflação. Reduzindo também juros para que se diminuam os gastos públicos. O País está em crescimento muito forte, então dá para baixar os juros e em sequência os impostos que automaticamente elevará o consumo aumentando a arrecadação. É hora de o governo agir diferente do que acontece nos EUA e Europa, que os governos estão gastando mais, pois nem o setor privado, nem as famílias estão gastando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário