segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bolsas da Ásia sobem por esperança de uma solução na Europa

Por Alex Richardson

CINGAPURA (Reuters) - As bolsas de valores asiáticas fecharam em leve alta nesta segunda-feira, depois que os líderes de Alemanha e França prometeram revelar um plano para resolver a crise de dívida da zona do euro até o fim do mês.

As commodities subiram, ajudadas pelo otimismo com a ação na Europa e por dados melhores que o esperado sobre a geração de emprego nos Estados Unidos, que aliviou temores de uma nova recessão na maior economia do mundo.

O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 1 por cento. Os mercados de Tóquio estavam fechados para feriado.

Os mercados da Austrália e da Coreia do Sul se valorizaram 0,92 por cento e 0,38 por cento, respectivamente, com ganhos limitados por declínios no setor financeiro e de construção. O índice referencial de Xangai perdeu 0,61 por cento.

Receios de uma possível desaceleração econômica na China têm irritado os mercados de Hong Kong e da China nos últimos meses, prejudicando as ações dos setores bancário, imobiliário e de recursos naturais, embora alguns players vejam agora uma oportunidade de compra. O índice de Hong Kong fechou quase estável, em alta de 0,02 por cento.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disseram após reuniões em Berlim no domingo que seu objetivo é criar uma resposta sustentável para os problemas da Grécia, concordar em como recapitalizar os bacos europeus e apresentar um plano para acelerar a coordenação econômica na zona do euro até a cúpula do G20 em Cannes, nos dias 3 e 4 de novembro.

(Reportagem adicional de Jon Hopkins em Londres e Masayuki Kitano em Cingapura)

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário