segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grécia encontra inspetores para encerrar negociações, diz fonte

ATENAS (Reuters) - Os chefes da missão da União Europeia, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central Europeu (BCE) em Atenas se reuniram nesta segunda-feira com o ministro de Finanças grego, Evangelos Venizelos, para concluir negociações de uma crucial parcela de empréstimos, disse uma fonte próxima às conversas.

Sem a próxima parcela de 8 bilhões de euros, Atenas poderia ficar sem dinheiro já em meados de novembro, arriscando um calote que pioraria a crise de dívida da zona do euro, que já sacode os mercados financeiros do mundo todo.

"Estamos trabalhando com a suposição de que as reuniões serão concluídas hoje", disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato.

Os chefes de missão, então, provavelmente concluirão sua visita ao emitir uma declaração conjunta na segunda ou na terça-feira. De volta a Bruxelas e Washington, eles prepararão relatórios para os ministros de Finanças da zona do euro e o conselho do FMI, que decidirão sobre a parcela do auxílio.

Os inspectores voltaram para avaliar as finanças e as reformas da Grécia no final de setembro, quase quatro semanas após a suspensão das conversações devido a discordâncias sobre as medidas necessárias para colocar as finanças do país de volta nos trilhos.

(Reportagem de Ingrid Melander)

Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário