segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CONCEITO DE MODERNIZAÇÃO





Contador Grátis


O texto abrange algumas idéias de Marx na visão de Robert Kurs sobre aspectos negativos, mas também positivos em relação ao capitalismo num olhar evolutivo e demonstra que essas idéias ao longo do tempo vão se modificando e adaptando-se às mudanças sociais.
Pode-se observar a aversão ao capitalismo pelo que o mesmo representa para a sociedade com relação ao trabalho. No entanto é notado um resquício de tolerância ao sistema, referente às fases modernidade e desenvolvimento, que o leva ao longo do tempo a uma maior liberdade da sociedade, pois as novas tecnologias fazem com que o trabalho fique cada vez mais escasso, fazendo a sociedade encontrar um novo modo de vida dentro do mesmo sistema capitalista, porém mais moderno e com mais liberdade do trabalho.
O conceito de modernização provem de uma visão ocidental, no qual as sociedades seguem um padrão evolutivo, e cada sociedade evolui certamente do primitivo para níveis sempre crescentes de desenvolvimento e civilização. Os Estados mais modernos são também os mais ricos e poderosos, e seus cidadãos mais livres e com um alto padrão de vida. Contudo as sociedades se abrem à mudança e encaram as forças contrárias como restritivas do desenvolvimento.
Todas as sociedades precisam de mecanismos de troca com os ambientes circundantes para garantir sua própria existência, que depende de alimentos, lugares seguros para dormir, instrumentos para se defender de predadores ou eventuais perigos externos, com isso, as sociedades antigas buscaram no trabalho a solução dessas necessidades. Contudo, ainda se contesta o caráter real do trabalho. Para Kurz, trabalho era a atividade social daqueles que perderam a liberdade e assim, o trabalho estaria intimamente associado ao sofrimento, à perda da liberdade e de autonomia.
Assim, o sistema de valores que Kurz defende incute um status negativo ao trabalho e, em contraposição, atribui um valor positivo ao ócio. Mas seria necessário uma completa revolução de todos os valores que norteiam a vida social, já que muitos estariam contaminados pela idéia do trabalho. No entanto argumenta, que o próprio desenvolvimento do capitalismo estaria preparando o caminho de uma sociedade livre, mas neste momento seria particularmente importante tomar cuidado com as ideologias defensoras do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário