sexta-feira, 25 de setembro de 2009

PRÉ-PROJETO DE MONOGRAFIA: A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS





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UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO




JOÃO PEDRO DA CRUZ JUNIOR






PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:
A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS









GOVERNADOR VALADARES
2009


JOÃO PEDRO DA CRUZ JUNIOR










PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:
A QUALIDADE DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS


Trabalho apresentado junto ao Curso de Administração Pública, como requisito parcial para aprovação na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica.




GOVERNADOR VALADARES
2009


1 TEMA
Motivação do Serviço Público

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Motivação do Serviço Público com Base na Estabilidade e Salário

3 PROBLEMA
Qual a Motivação para um Melhor Ensino nas Escolas Públicas?

4 HIPÓTESES
* A estabilidade seria uma das causas da baixa motivação dos profissionais no desempenho de suas atividades, por não serem intimidados com a perda de seus cargos.
* Os baixos salários dos profissionais da educação pública comparados a outras profissões de nível superior, poderia ser considerado motivo para a falta de estímulo para o trabalho.

5 JUSTIFICATIVA
A escola pública e seus profissionais são alvo de críticas que a antecede com relação ao seu ensino, de ser considerado fraco e inadequado com a realidade esperada pela sociedade e em comparação com as instituições particulares de ensino.
Além dos diversos problemas incentivadores do mau desempenho do ensino público, devemos focalizar e levar em consideração dois aspectos fundamentais descritos como tema do trabalho, a estabilidade e os baixos salários.
Sabendo que a motivação é essencial para o sucesso de qualquer atividade humana, o grande desafio é fazer com que as pessoas mantenham ao longo do tempo o mesmo entusiasmo que apresentam ao ingressar no serviço. No serviço público há um círculo vicioso em que os servidores se sentem desvalorizados e esquecidos pelos governantes, também se mostram desprestigiados com baixos salários e isso desmotiva bons profissionais a ingressar nessa carreira, preferindo as escolas privadas.
Como consequência os professores são economicamente forçados a aumentar sua jornada de trabalho, trabalhando em duas ou mais escolas. Isso acarreta adoecimento, faltas, e o grande problema da falta de recursos financeiros, tempo e desinteresse em se aperfeiçoar na sua área de docência prejudicando o ensino diretamente.
No entanto a estabilidade (que oferece segurança de emprego, independentemente da qualidade e do empenho do profissional) e os baixos salários são grandes motivadores dos males da educação pública em nosso país.

6 OBJETIVOS
6.1 OBJETIVO GERAL:
* Investigar os motivos relevantes ao mau desempenho do ensino público, que o faz ser criticado pela sociedade.
6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Verificar as lacunas que levam às falhas para um bom desempenho da educação pública.
* Demonstrar as falhas e sugerir condições plausíveis para um melhor ensino nas escolas públicas.Buscar condições e métodos para diagnosticar erros no ensino para uma melhor educação pública.
7 REFERENCIAL TEÓRICO
A educação no Brasil é constantemente retratada como de péssima qualidade e em muitos momentos são feitas avaliações e pesquisas para apontar suas falhas, no entanto não são criados projetos plausíveis para que as mesmas sejam sanadas.
O processo de ensino nas escolas brasileiras foi retratado em pesquisa realizada pelo americano Martin Carnoy, que mostrou estudantes copiando instruções escritas na lousa pelo professor na maior parte do tempo.
Entediados em vários momentos, os alunos se distraem rabiscando o caderno ou conversando com colegas. Com isso, têm dificuldades em entender conceitos, resolver problemas e não chegam a aprender todo o conteúdo dos livros didáticos.
O pesquisador filmou aulas de matemática da 3ª série das escolas brasileiras, chilenas e cubanas, traçando uma comparação entre métodos e desempenho dos alunos de cada um desses países para entender porque os cubanos têm melhores notas em avaliações internacionais. “O professor no Brasil passa mais tempo escrevendo na lousa de costas para o aluno. Já os chilenos e principalmente os cubanos interagem com os alunos, resolvendo com eles os problemas a partir dos seus próprios erros, seguindo um currículo definido”, explica Carnoy. (O Estado de São Paulo)
Acredita-se que os docentes brasileiros precisam ser supervisionados por mais tempo e melhor treinados para proporcionar educação de qualidade.
No Brasil, essa falta de controle e foco dentro de sala de aula é o resultado, de um sistema descentralizado, sem currículo definido, que prepara mal o professor e não acompanha o que ele faz, ou seja, o docente tem pouco conhecimento da disciplina, não sabe transmitir o conteúdo, não sabe o que deve ser ensinado e, por fim, ninguém acompanha como ele dá suas aulas.
“A cada ano a imprensa brasileira divulga os resultados fracos dos alunos em exames nacionais e internacionais. Ao mesmo tempo em que existe um consenso amplo em relação às fraquezas do ensino público brasileiro, pouco se discute como implantar políticas que melhorem seu desempenho. A reforma escolar é um empreendimento difícil e complexo”. (GUIMARÃES. 2007 p.1).








A partir deste contexto, devemos analisar melhor o ensino público e buscar possíveis mudanças que possa elevar a qualidade da nossa escola pública.
Por fim, não podemos deixar de levar em conta as metodologias pedagógico-educacionais. São elas que orientam o fazer pedagógico e não há nenhuma garantia, com todas as outras condições asseguradas, que tenhamos um ensino de qualidade sem as metodologias compreendidas, revisitadas e postas em prática.

8 METODOLOGIA
Qualquer mudança profunda na qualidade da educação depende de professores bem qualificados e motivados. (GUIMARÃES. 2007 p.5).
Sendo assim, a única maneira de atrair bons professores e fixá-los, evitando que a carreira do magistério seja considerada opção de segunda linha, é ser mais rigoroso nos critérios de seleção, aumentar seus rendimentos no início da carreira e passar a vincular a progressão na carreira ao seu desempenho e aos resultados obtidos nas escolas onde atuam. Hoje um dos maiores problemas das redes públicas é o absenteísmo dos professores, a falta de incentivos à carreira e o excesso de licenças médicas. A grande dificuldade dos gestores é como garantir professor em sala de aula, com tantas ausências e licenças, todas as avaliações apontam deficiências na formação inicial dos professores, fato comprovado até mesmo pelos concursos públicos realizados em vários Estados e municípios, onde milhares de candidatos não atingem a pontuação mínima.
Também precária é a situação dos rendimentos da carreira do magistério. A remuneração dos professores é baixa quando comparada a de outras profissões com nível de formação semelhante e com outros países de nível similar de desenvolvimento. Os professores de educação básica no Brasil estão em desvantagem em relação aos países vizinhos.
Um dos grandes problemas do setor público no Brasil é a estabilidade no emprego, independente do desempenho. Para isso, o ideal seria estabelecer sistemas de avaliação dos professores vinculados aos resultados das escolas, como já vem fazendo Minas Gerais.
Os baixos salários dos professores são recompensados pela aposentadoria integral depois de 25 anos de trabalho. Além disso, os professores dedicados e comprometidos não recebem incentivos por seu desempenho. Não há nenhum estímulo para permanecer na carreira e se aprimorar. Eles pagam o preço dos colegas menos responsáveis. Muitas vezes desanimam ou optam por empregos melhores, fora do ensino.
Por tanto, se entende que a única possibilidade de melhoria da carreira docente é a implantação de salários diferenciados por desempenho.

9 CRONOGRAMA
TAREFAS DA PESQUISA:
* Revisão de literatura – Março e Abril
* Elaboração e aplicação de questionários – Abril
* Tratamento dos dados – Abril
* Análise dos dados – Maio
* Formulação de conclusões – Maio e Junho
* Comunicação da pesquisa e resultados finais - Julho


10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GUIMARÃES, Maria Helena C. Problemas institucionais do ensino público. São Paulo: Braldel Papers, 2007.

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