quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA EDUCAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES





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Observando a máquina pública, é percebido que a mesma é composta de vários “tentáculos” (saúde, educação, segurança, etc.), sendo cada um com suas determinadas funções e cada qual com seus deveres (responsabilidade, individualidade e autoridade). No entanto todos os seus “tentáculos” são comandados e direcionados por uma autoridade central (Governo), sendo assim é necessário ter um planejamento principal do poder central para seus demais setores, e assim sucessivamente seguindo uma hierarquia. No entanto, torna-se sensato acreditar que para a existência de um projeto de universidade pública seja primordial o projeto de Brasil.
Contudo, observou-se que a Prefeitura de Governador Valadares, tem como base principal a elaboração de planejamento, no entanto paira uma dúvida entre seus funcionários a respeito dos termos Planejamento Estratégico e Planejamento em Longo Prazo, que são vistos como se fossem sinônimos. No mais se sabe que o Planejamento Estratégico é gerencial e permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente. Englobando o âmbito de atuação, macro políticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macro estratégia, estratégias funcionais, macros objetivos e objetivos funcionais.
Também existem dúvidas entre Planos Estratégicos e Táticos, que não são bem esclarecidos pela instituição. No entanto se sabe que o plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização.

SEGUE-SE ANEXO:
O Planejamento Estratégico partirá do eixo e diretrizes da Secretaria de Educação, já definidos pelo governo municipal:
1. Eixo da Educação
“Educação para o desenvolvimento das pessoas e do município”
Diretrizes da Educação
a. Educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos
b. Transformar as escolas em espaços de cultura e fortalecimento da identidade cultural e da cidadania para alunos e comunidades
c. Promover a diversidade cultural nos programas escolares e na formação continuada dos professores
d. Avançar na implementação da educação inclusiva de qualidade
e. Garantir parâmetros nacionais de qualidade e ampliar a oferta da educação infantil
f. Ampliar a educação de jovens e adultos com projetos pedagógicos que levem em conta a realidade do aluno trabalhador e adotar programas de alfabetização e garantias de continuidade dos estudos
g. Ampliar o acesso às novas tecnologias de informação e comunicação
h. Implantar a política de educação do campo com base nos parâmetros nacionais e contemplando as especificidades das comunidades, a cultura e tradições locais
i. Garantir a gestão democrática da educação

Por fim, através de análises em documentos, pôde ser observado um planejamento feito para a Secretaria de Educação de Governador Valadares, tendo como eixo a elaboração do planejamento estratégico da Secretaria e construção de sistema de monitoramento.

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