quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O PAPEL DO METÓDO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO





Contador Grátis


A Ciência é um diálogo limpo com o Universo, ou seja, com a Natureza. Não existem milagres, mas mistérios insondáveis sim. As leis do comportamento da Natureza são universais e imutáveis. O ser humano é dotado de conhecimento, e evidentemente é um ser pensante que está em constante busca do saber, que o leva à pesquisa científica, com isso surgem às novas idéias, e barreiras vão sendo ultrapassadas numa constante conquista para a humanidade. A Ciência quer descobrir o comportamento da Natureza, ela se empenha num diálogo absolutamente honesto, observando e comparando fatos ou fenômenos, por intuição, imaginação ou associação de idéias, impõe modelos, regras ou conjuntos de regras. Chega-se, assim, a uma hipótese. A hipótese sugere experimentos que podem desaprová-la ou não. Se for desaprovada, não deixou de ser um bom instrumento de trabalho, porque obriga a ajustes no modelo ou à procura de outro modelo. Se não for desaprovada, não quer dizer que não possam surgir novas observações que a desaprovem. Portanto, o cientista jamais poderá afirmar que encontrou a verdade absoluta, apenas aproximações mais precisas.
Desde a História Antiga, o homem vem tentando superar-se e aprender cada vez mais, buscando o conhecimento de diversas formas. Nós, homens do saber, temos a capacidade de raciocinar, buscar na razão, na lógica, na fé e na pesquisa científica as respostas para os nossos questionamentos.
Muitos são os métodos usados nas pesquisas pelo homem na sociedade, como: o senso comum, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e o conhecimento científico. No entanto isso depende claramente de cada grupo de onde parte essas fontes, para que o objeto (idéia) inspirador seja inquestionável ou questionável.
A atitude básica da Ciência é o oposto da postura dos religiosos. Estes costumam afirmar que têm acesso à verdade absoluta, não admitem dúvidas. Muitos religiosos procuram nos transmitir que a maior virtude está na fé cega, acreditar sem pedir provas. No entanto esses métodos são importantes para a indução à pesquisa, pois a partir da idéia colocada em pauta pelos demais conhecimentos, o mesmo passa a ser alvo de pesquisa, e assim se torna uma fonte inspiradora para o estudo científico.
A Tecnologia aproveita-se dos conhecimentos, das informações que o diálogo limpo deu à Ciência para fazer artefatos. A Ciência e a Tecnologia, evidentemente são inseparáveis, assim como a Tecnologia se aproveita da Ciência, esta não progride sem a outra, caminhando juntas para o bem da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário