quinta-feira, 24 de setembro de 2009

AS VANTÁGENS DA TERCEIRIZAÇÃO E A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL





Contador Grátis


1) Reflita sobre o que significa “japonesar” as classes trabalhadoras e a produção massificada de subjetividades.

O trabalho especializado e rotineiro da linha de montagem do sistema fordista foi substituído por um sistema flexível, em que o trabalhador pode ser deslocado para realizar diferentes funções, de acordo com as necessidades da produção em cada momento.
Nesse novo sistema, a modificação e a atualização nos modelos das mercadorias podem ser feitas a partir de pequenas reestruturações da mesma fábrica, utilizando-se os mesmos equipamentos.
Essa flexibilidade industrial tornou-se importante num mundo em que a evolução tecnológica acarreta constante criação e modificação de produtos, diminuindo assim a vida útil das mercadorias.
Por tanto, japonesar vem sendo classificado como um sistema de trabalho, que tem como referência a nova organização da produção industrial que foi implementada pela fábrica de motores da Toyota, e depois foi incorporada pelas indústrias do mundo.

2) Pesquise em empresas e na prefeitura municipal da cidade em que você reside, se existe terceirização e indague dos diretores as vantagens de terceirizar mão-de-obra, arrolando as justificativas.
São muitas as vantagens para a contratação dos serviços terceirizados, em um mundo cada vez mais preocupado com a competitividade entre as empresas e seus produtos, que procura cada vez mais aperfeiçoar os mesmos em busca de uma melhor classificação no mundo empresarial. E no momento em que se discute o impacto da carga tributária no crescimento das empresas, a terceirização de serviços mostra-se como opção preferencial de um número cada vez maior de administradores, pois possibilita uma maior eficiência e consequente competitividade.
Mas há outras também, tais como: baixo investimento inicial, redução ou eliminação do custo operacional do serviço em questão, através da absorção deste custo pela empresa prestadora de serviço terceirizado.
Com o acirramento da competição dos mercados, as empresas são obrigadas a direcionarem a sua energia a seus principais negócios, em qualquer área de atuação que estiverem, abandonando as chamadas atividades secundárias ou de apoio administrativo.
Dentro desta perspectiva, podemos ver que a terceirização de serviços tem se infiltrado cada vez mais em setores antes nunca imaginados, como as áreas de Recursos Humanos, manutenção de Banco de Dados e gerenciamento dos equipamentos eletroeletrônicos das empresas.
Do ponto de vista tributário, as vantagens da terceirização de serviços pode representar uma grande economia. Em primeiro lugar, há uma redução das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento. Pode-se questionar que a empresa prestadora de serviços também está sujeita à mesma tributação da sua contratante e que, por isso, estaria apenas repassando esses custos. Ora, o que ocorre, em função da competitividade que existe também entre as empresas prestadoras de serviços e o alto nível de especialização das mesmas, é muito comumente a redução do custo final, quando comparado ao valor que a empresa contratante teria que desembolsar se fosse executar o serviço. E, se por um lado, as prestadoras de serviço estão sujeitas à mesma tributação previdenciária, por outro, podem enxugar seus custos em outros itens perfeitamente legais, por atuarem em área diferente da contratante e também, muitas vezes, por ter um porte reduzido quando comparada a esta.
Em resumo, ante uma realidade econômica de elevada carga tributária, como é o caso da situação brasileira, a terceirização de serviços é uma solução que se impõe, de modo a permitir o desenvolvimento estratégico das empresas, a melhoria da qualidade dos serviços ou produtos que oferecem e, consequentemente, o aumento na geração de empregos e posicionamento das companhias nacionais dentro de um mercado global de parâmetros de eficiência.

3) Pesquise sobre Gestão da Qualidade Total (TQM, do inglês Total Quality Management), princípios e evolução histórica.
No período da guerra da Coréia, os norte-americanos faziam encomendas aos fabricantes nipônicos para abastecer suas tropas, mas se queixavam da má qualidade dos produtos. Então foi determinado a ida de especialistas dos EUA para assegurar qualidade aos produtos, por métodos estatísticos de eliminação das peças defeituosas ou inferiores. Os japoneses aprenderam o método e foram além, aperfeiçoando-o e criando o Controle Total da Qualidade.
A Gestão da Qualidade Total, consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
É referida como total, uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.
Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.
Tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância, tornou a certificação dos sistema de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que: aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, aumenta a produtividade; reduz os custos internos; melhora a imagem e os processos de modo contínuo e possibilita acesso mais fácil a novos mercados.
A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.
Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a qualidade total tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periódicamente.

2 comentários:

  1. Esse termo, utilizado com muita ênfase no final dos anos 1990, entrou no Século XXI como sendo uma “solução” empresarial para a tão buscada redução de custos operacionais. Em um país onde a soma de salários, vantagens e tributos a serem pagos ao empregado e para o estado, custa para o empresário o quanto este pagaria para mais 1,2 funcionários, a terceirização de serviços não destinados à atividade-fim de determinado empreendimento, pode ser – e muitas vezes é – a melhor solução para resolver o problema dos custos. "Varias empresas oferecem essa solução com toda segurança necessária ao contratante" é o que diz o Gestor de Negócios da Conceito Serviços Terceirizados que atua em Minas Gerais(www.conceito-mg.com.br), algumas medidas como buscar saber referencias, situação fiscal, podem ajudar a selar parcerias de sucesso e ter na terceirização a ferramenta gerencial de ótimo custo-benefício.

    ResponderExcluir